Logística reversa

O que é

Logística reversa é o papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição e reuso de materiais, disposição final de resíduos, reforma reparação e remanufatura.

A logística reversa de pós-consumo equaciona e operacionaliza igualmente o fluxo físico de bens de pós-consumo. Tem como objetivo agregar valor a um produto logístico constituído por bens inservíveis ao proprietário original ou simplesmente descartalo de maneira segura.

A diferença entre a logística tradicional e a logística reversa de pós-consumo é que a primeira está relacionada a fazer com que os produtos (latas de cerveja e refrigerante, por exemplo) cheguem ao consumidor com o máximo de eficiência e ao menor custo possível. Já a segunda, como o termo já diz, refere-se a fazer com que os resíduos re-aproveitáveis (as latas de alumínio) retornem à sua origem de modo eficiente e com baixo custo, de forma a serem reciclados sob as mais diversas formas enquanto que os não reaproveitáveis (cerveja vencida) sejam descartados com segurança ambiental.

A logística reversa de pós-consumo é responsável por bens descartados pelo ciclo produtivo e pela sociedade, tendo como objetivo principal agregar valor a um produto que já não tem mais utilidade ao proprietário original e que possua condições de ser utilizado na geração de novo produto.

Por que implantar em sua empresa?

Existem muitas razões para a implantação da logística reversa de pós-consumo como atendimento as exigências legais, consciência ambiental e até mesmo visando obtenção de lucro. O lucro, na maioria das vezes, não é a razão principal da aplicação da logística reversa de pós-consumo, mas sim uma conseqüência dela.

Ganhos financeiros e logísticos são apenas um dos benefícios que a logística reversa de pós-consumo é capaz de proporcionar, pois existem ganhos à imagem institucional da companhia por adotar uma postura ecologicamente correta, atraindo a atenção e preferência não só de clientes, mas dos consumidores finais. Ela também diminui a pirataria, uma vez que embalagens e produtos acabados, rotulados ou não pela empresa, não são comerciados clandestinamente evitando assim problemas legais e de imagem para a corporação.

Segundo estudo de Nahan et al 44% das organizações aplicam a logística reversa de bens de pós-consumo por questões ambientais.

Logistica Reversa

Saiba mais sobre o tema entrando em contato com nossa equipe técnica.