Pinte hoje seu telhado de branco

Um artigo publicado na revista científica Climatic Change por pesquisadores da Califórnia afirma que pintar o telhado de branco ajuda a diminuir os efeitos do aquecimento global. a tinta branca reflete até 90% da luz enquanto os tons de vermelho ou marrom (tintas normalmente usadas nos telhados) absorvem 80% da luz, transformando-a em calor e contribuindo para o aquecimento global.

Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta por telhados. a imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de co2 a cada 100m2. dez metros quadrados de telhado ou asfalto pintados de branco compensam o equivalente a uma tonelada de gás carbono! se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano.

O que isso significa? Tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos! Se em 20 anos todos os telhados forem pintados de branco, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo! Outra ação benéfica é que reduziremos o consumo de energia elétrica com ventiladores e aparelhos de ar condicionado. É por isso que alguns países mediterrâneos como a Grécia usam telhados brancos para terem moradias mais frescas há milhares de anos.

TENHA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, ISSO NOS AJUDARÁ HOJE E SEMPRE!

Francisco B. de Paola

Engenheiro Ambiental

CREA 81594/D