Reduzir, Reutilizar e Reciclar - os princípios do 3R

Reutilizar e reciclar são termos comuns em nosso dia-a-dia. Cada vez mais pessoas preocupam-se em ter uma postura ambientalmente correta, fazendo com que os resíduos tenham destino certo e possam ser reaproveitados. Mas, o que muitos esquecem é que REDUZIR deve ser o primeiro passo no cuidado com o meio ambiente.

Diariamente, são consumidas toneladas de material que poderiam estar sendo poupados, se cada cidadão utilizasse somente o que é necessário. Quando você compra uma camisa, por exemplo, já percebeu como ocorre o desperdício? A peça vem embrulhada em papel de seda e dentro de uma caixa de papelão, que é colocada em uma sacola; após a compra, todo este material vai direto para o lixo. No ambiente de trabalho também é comum que papéis escritos ou impressos em apenas uma das faces não sejam reaproveitados. Outro hábito corriqueiro é, na hora da água ou do cafezinho, utilizarmos sempre um copo novo.

Lembre-se que atitudes simples, como aproveitar papéis já usados como rascunho, utilizar um mesmo copo durante o dia ou não aceitar excesso de embalagens na compra de um produto, ajudam a reduzir de forma significativa o consumo de material reciclável, poupando a natureza e diminuindo a produção de lixo.

Cuidar do meio ambiente é papel de todos!