nossa_empresa

ISO 9001 ISO 14001

 

linha

Logística reversa

Logística reversa é o papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição e reuso de materiais, disposição final de resíduos, reforma reparação e remanufatura.

Leia mais...

Informações sobre a empresa, serviços oferecidos e esclarecimentos sobre a importância do tratamento de resíduos.

linha

A Transportec investe para que o cliente tenha a máxima segurança na sua logística reversa de bens de pós consumo!

 

Coluna Ambiental

Pedalando contra o aquecimento global

As temperaturas globais, estimuladas pelo fenômeno El Niño, alcançaram em março um nível recorde, indicou o Instituto Oceânico e Atmosférico americano (NOAA) em um comunicado. A temperatura média da superfície terrestre – que combina a da terra e a do mar – para março de 2010 foi a mais quente já registrada, sendo a 0,77 graus a mais que a média do século XX.

A temperatura média dos oceanos foi a mais quente para qualquer mês de março desde o início do registro, em 1880, enquanto que a temperatura global da superfície terrestre foi a quarta maior para março, garantiu o Instituto Oceânico e Atmosférico Americano (NOAA). O NOAA também afirmou que o período janeiro-março foi o mais quente registrado no planeta.

Por isso em todo o mundo, pessoas e empresas sensibilizadas com o aquecimento global, passam a buscar formas alternativas de contribuir com o planeta.

Leia mais...

Empresas ambientalmente corretas

O aumento do consumode produtos eletrônicos no mundo tem causado montanhas de eletrônicos obsoletos, conhecidos como sucata eletrônica. Esta sucata é prejudicial ao meio ambiente por ser rica em produtos químicos e metais pesados, sendo de difícil reciclagem e exigindo um descarte especial.

A organização ecológica Greenpeace criou um “Guia dos Eletronicos Verde”, que avalia as empresas que colocarem no mercado produtos mais seguros, com eficiência energética e com menos impactos para o meio ambiente.

O guia visa orientar os consumidores a comprarem produtos de empresas que adotam uma política de precaução em relação às substâncias tóxicas, com processos mais adequados de produção e que promovam a reciclagem.

Leia mais...

“Berço-a-Berço” a próxima revolução industrial

O atual modelo de produção é chamado ”berço-a-sepultura”, pois quando os produtos são criados não se planeja o que acontecerá quando se tornam obsoletos. Ou seja, eles se tornam poluentes porque seus materiais dificilmente serão reaproveitados devido, principalmente, a dificuldade de desmontagem e reutilização de material. Desta forma os produtos ao se tornarem obsoletos vão para aterros e lixões.

No conceito berço-a-berço (cradle to cradle) os produtos e seus componentes devem ser planejados para, ao final de seu uso, serem reutilizados com suas propriedades não desgastadas, isto é, com nutrientes biológicos e não como poluentes.

Embalagens que hoje ocupam espaço em aterros podem ser projetadas de maneira biodegradável com nutrientes biológicos para serem utilizadas e devolvidas com segurança ao meio ambiente, para alimentar sistemas vivos ou até adubar a agricultura.

Leia mais...

Compostagem na sua empresa

Em outras colunas nós já comentamos sobre as inúmeras vantagens da compostagem para o meio ambiente e o quanto ela contribui para o desenvolvimento sustentável. Para realizá-la não é preciso de espaço, pois ela pode ser realizada em pequenas composteiras e até em foreiras de edifícios.

Leia mais...

Pinte hoje seu telhado de branco

Um artigo publicado na revista científica Climatic Change por pesquisadores da Califórnia afirma que pintar o telhado de branco ajuda a diminuir os efeitos do aquecimento global. a tinta branca reflete até 90% da luz enquanto os tons de vermelho ou marrom (tintas normalmente usadas nos telhados) absorvem 80% da luz, transformando-a em calor e contribuindo para o aquecimento global.

Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta por telhados. a imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de co2 a cada 100m2. dez metros quadrados de telhado ou asfalto pintados de branco compensam o equivalente a uma tonelada de gás carbono! se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano.

Leia mais...

Mais Artigos...

Página 1 de 3

Início
Anterior
1
linha